Oferta de férias sem sorteio!

Segurança vista à lupa
PEÇA UM DIAGNÓSTICO DE SEGURANÇA . GRÁTIS

Avalie a segurança da sua empresa






NOTÍCIAS índice de notícias
 

EM PORTUGAL FURTOS SUBIRAM EM 2011 APESAR DA DIMUNIÇÃO DA CRIMINALIDADE

RTP, com Lusa - 31 Mar, 2012, 13:00

2011 face ao ano anterior, registando-se menos 8.312 queixas, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2011, divulgado ontem ao final da tarde.Também a criminalidade violenta e grave terá diminuido, embora de forma mais ligeira, registando-se menos 302 casos do que em 2010 (menos 1,2 por cento).

Apesar da diminuição da criminalidade, que tornou 2011 no melhor dos últimos três anos, e de Portugal "continuar a ter níveis de segurança e criminalidade dos mais baixos a nível europeu", o secretário geral de Segurança Interna admitiu que o sentimento de insegurança entre a população é difícil de combater, afirmando que a divulgação regular de dados pode ajudar a enfrentar o fenómeno.

 

FURTOS AUMENTAM E A CULPA PODERÁ SER DA CRISE


Para o Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), "é difícil estabelecer uma ligação direta entre a crise económica e a criminalidade", mas "há um determinado tipo que pode estar ligada à crise", como os crimes contra o património – roubos por esticão, carteiristas, furtos a residências e veículos motorizados, por exemplo –, que representaram mais de metade (56%) das queixas feitas às forças policiais em 2011.

De acordo com o relatório de segurança interna, no ano passado o roubo por esticão aumentou 21,2% e os assaltos a ourivesarias subiram 14,2%. Dois casos que o porta-voz do OSCOT, Filipe Pathé Duarte, considera serem uma “tendência com a crise".

Também o furto em residências cresceu 6,2% e o roubo em residências, considerado crime violento, subiu 7,3%. As burlas informáticas e nas comunicações cresceram 27,4% em relação a 2010. Em sentido contrário foram os roubos na via pública (à excepção dos roubos por esticão), que baixaram 11,4%, e os furtos de veículo motorizado, que diminuiram 4%.

Os incidentes nos aeroportos nacionais, contemplados pela primeira vez no RASI, também terão aumentado, com os furtos em zonas públicas a subirem 40% a 2010 e os assaltos em zonas restritas de segurança a aumentarem 34%.

 

ELEVADO PREÇO E CONJETURA ECONÓMICA CONTRIBUIRAM PARA O AUMENTO DE FURTOS DE METAIS.


 

Entre os furtos, o roubo dos metais mereceu destaque no relatório de segurança interna, onde se dá conta que o elevado preço dos metais não preciosos está a contribuir para "a forte intensificação" de furtos de cobre - "mas também de ferro, bronze, alumínio e outros metais” – criando um mercado criminal que evidencia "um elevado nível de profissionalismo".

Segundo o relatório, a frequência deste tipo de crimes, a sua ampla dispersão em território nacional, mesmo em zonas mais remotas, e a extraordinária diversidade de alvos selecionados, vem "agravar o sentimento de insegurança e ampliar os níveis de criminalidade registados, criando, simultaneamente, problemas de manutenção de serviços assentes nas infraestruturas críticas visadas por tais atos".

O RASI indica também que foi detetado o ano passado "o florescimento de prósperos nichos de mercado, ao qual não serão alheios a difícil conjuntura económica e os sucessivos recordes de cotação que o ouro tem atingido nos mercados internacionais", o que torna os estabelecimentos de comércio de ouro e as próprias residências dos cidadãos "alvos privilegiados da ação de indivíduos e grupos criminosos".

Roubos a Caixas Multibanco

A CRIMINALIDADE PARTICIPADA ÀS AUTORIDADES E OS CRIMES VIOLENTOS DIMINUIRAM EM 2011 FACE AO ANO ANTERIOR, REVELA O ÚLTIMO RELATÓRIO ANUAL DE SEGURANÇA INTERNA, DIVULGADO ONTEM. MAS OS ROUBOS POR ESTICÃO, A OURIVERASIAS E RESIDÊNCIAS REGISTARAM AUMENTOS SIGNIFICATIVOS, O QUE, PARA O OBSERVATÓRIO DE SEGURANÇA, CRIMINALIDADE ORGANIZADA E TERRORISMO, PODE SER CULPA DA CRISE.




Segurança e proteção em segundos
PARE OS ASSALTOS EM SEGUNDOS COM O CANHÃO DE NÉVOA

Clique aquiSaiba tudo sobre sistemas de Névoa de Segurança.

 

Índice de notícias >

Empresa Certificada pela BOSCH Security Systems.

SlideShare - ArtsensorYouTube - ArtsensorFacebook - ArtsensorMaisPrevenção - Blog Artsensor Consulte registos
e creditações da empresa

Página Principal | Empresa | Soluções | Marcas | Serviços | Parceiros | Contactos Informação

Comentários ou sugestões? Por favor informe-nos clicando aqui  .  © 2012 Artsensor